sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde

VASCONCELOS, Ana Claudia Freitas de; STEDEFELDT, Elke  e  FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 147-158. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0395.
Objetivou-se analisar as mudanças nas práticas em saúde a partir da inserção das atividades de uma universidade pública na atenção básica em saúde de Santos, SP, Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa com profissionais da atenção básica em saúde envolvidos em ações de ensino e extensão da universidade. Alguns entrevistados relatam não participar do planejamento conjunto das atividades e reiteram a dicotomia entre teoria e prática. Os profissionais apontam potencialidades na integração ensino-serviço-comunidade no que diz respeito a mudanças das práticas, entendendo que a universidade não substitui o serviço, mas propicia um momento de pausa e discussão, que permite mudar a forma de se relacionar e perceber os problemas dos usuários, de repensar a concepção de saúde, cuidado e trabalho em equipe, além de favorecer o estudo e o contato com novas ferramentas/formas de trabalho.
Palavras-chave : Serviços de integração docente-assistencial; Educação continuada; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário