segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Crônicas do grupo: ferramenta para análise colaborativa e melhoria da reflexão na pesquisa-ação

MARCOLINO, Taís Quevedo  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues.Crônicas do grupo: ferramenta para análise colaborativa e melhoria da reflexão na pesquisa-ação. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 65-76.  Epub 13-Nov-2015. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0257.
Analisam-se as funções que a “crônica do grupo” (narrativa dos acontecimentos – verbais/não verbais – de um grupo de pessoas discutindo um tema comum) pode assumir em projetos de pesquisa-ação relacionados à Educação Permanente em Saúde. Compreende-se a prática profissional em seus aspectos complexos e tácitos, inserida no social, como propõe a Comunidade Prática/CoP. Parte-se dos resultados de pesquisa-ação que utilizou a crônica do grupo como ferramenta não dialética. Utilizou-se análise temática em 31 excertos das transcrições, de encontros presenciais entre os participantes, que continham a palavra “crônica”, identificando-se cinco funções: facilitação da comunicação; engajamento e construção da identidade; memória do grupo e continuidade da aprendizagem; conscientização dos aspectos implícitos; e análise colaborativa. Essa ferramenta vai ao encontro de projetos educacionais-investigativos que almejem promoção da reflexão para melhoria de práticas em saúde e construção de conhecimento nessa perspectiva.
Palavras-chave : Educação Permanente; Pesquisa qualitativa; Conhecimento, atitudes e práticas em saúde; Recursos humanos em saúde; Narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário