quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Palhaços: uma revisão acerca do uso dessa máscara no ambiente hospitalarPayasos: una revisiónsobre el uso de esa máscara en el ambiente hospitalario

SATO, Mariana et al. Palhaços: uma revisão acerca do uso dessa máscara no ambiente hospitalarPayasos: una revisiónsobre el uso de esa máscara en el ambiente hospitalario. Interface (Botucatu)[online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 123-134. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0178.
Grupos de artistas profissionais ou voluntários têm-se formado com o intuito de visitar, como palhaços, pacientes em hospitais ao redor do mundo, fazendo uso do humor como ferramenta a favor do cuidado e do processo de recuperação. Há poucos estudos relacionados ao tema na literatura científica. Assim, a construção de um campo teórico capaz de subsidiar essas atuações ainda é incipiente. Realizamos, portanto, uma revisão bibliográfica, a partir de 33 artigos, sobre a atuação de diferentes grupos de palhaços em vários hospitais do mundo, a fim de compreender melhor como se dão estas visitas e de que modo podem efetivamente trazer resultados positivos. Foi observado que estes encontros podem estabelecer relações profundas capazes de ressignificar o ambiente hospitalar, empoderar os pacientes e servir como modelo de relação para toda a equipe de saúde envolvida.
Palavras-chave : Palhaço; Cuidado; Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário