terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial

KLEBA, Maria Elisabeth; COLLISELLI, Liane; DUTRA, Altamir Trevisan  e MULLER, Eliara Solange. Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 217-226.  Epub 13-Nov-2015. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0339.
Este relato tem por objetivo divulgar a experiência de uma trilha interpretativa, organizada a partir de um circuito com seis estações temáticas, entre as quais os participantes precisavam se deslocar/caminhar, desenvolvida por estudantes, professores e técnicos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com profissionais de um município do oeste catarinense, no Brasil. Foram realizadas duas trilhas em áreas verdes, as quais consideraram a realidade municipal, discutida com profissionais locais, para abordar nas seis estações, planejadas como atividades multiprofissionais e intersetoriais. As trilhas envolveram, aproximadamente, duzentas pessoas, incluindo: famílias agricultoras, alunos da Casa Familiar Rural, grupos de mulheres e lideranças locais. Destacam-se a integração ensino-serviço-comunidade, o desenvolvimento de estratégias educativas dialógicas, proatividade no planejamento, implementação e avaliação das ações, e a sensibilização quanto à importância da educação e da promoção da saúde pelos estudantes, profissionais e população local.
Palavras-chave : Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Assistência integral à Saúde; Ação intersetorial; Equipe de assistência ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário