segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

LIVRO: Lançamento Cronicidade: experiência de adoecimento e cuidado sob a ótica das ciências sociais

O e-book “Cronicidade: experiência de adoecimento e cuidado sob a ótica das ciências sociais”, publicado em 2015, pela EdUECE, organizado por Marcelo Castellanos, Leny Alves Bomfim Trad, Maria Salete Bessa Jorge e Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão, procura diminuir a grande lacuna de publicações nacionais sobre a temática, com a vantagem de ser acessível de forma eletrônica e gratuita.
Destina-se a pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes interessados na perspectiva das ciências sociais e/ou em temas especificamente tratados em seus capítulos. Os pesquisadores encontrarão considerações teóricas e análises empíricas que iluminam alguns quadros interpretativos e conceitos utilizados nos estudos sobre o adoecimento crônico. Os profissionais de saúde encontrarão análises pertinentes aos seus contextos de atuação, convidando à reflexão sobre a integralidade em saúde. Os estudantes encontrarão textos que introduzem conceitos e perspectivas das ciências sociais sobre o adoecimento crônico, e terão uma visão panorâmica sobre diversos temas específicos.
Disponibilizado em formato eletrônico, com acesso livre e gratuito, o livro pode ser obtido através da página eletrônica da EdUECE http://www.isthmus.com.br/eduece/ebook.aspx?p=7410#abaCaract ou do Repositório Institucional da UFBA https://repositorio.ufba.br. Dessa forma, colabora com os recentes esforços para aumentar a produção e circulação de publicações sobre o tema, em território nacional.

Trata-se de uma coletânea de textos publicados por pesquisadores e alunos de cinco Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de instituições do Sul, Sudeste e Nordeste do país. A primeira parte da coletânea apresenta contribuições teórico-metodológicas e conceituais das ciências sociais para a abordagem das doenças crônicas. A segunda parte aborda estudos empíricos sobre cronicidade desenvolvidos em diferentes contextos e enfoques, em geral, dirigidos à análise de experiências, narrativas e itinerários terapêuticos. A terceira parte reflete sobre as relações entre condições crônicas, cuidado integral e organização dos serviços de saúde, levantando questões bastante atuais para o Sistema Único de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário