quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação

SANTOS, Marize Melo dos; NETTO, Otacílio Batista de Sousa; PEDROSA, José Ivo dos Santos  e  VILARINHO, Lúcia da Silva. PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 893-901. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1345.
Trata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos.
Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Educação em saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Promoção da saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500893&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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