PEREIRA, Simone Cardoso Lisboa et al. Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 869-878. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0840.
Buscou-se
identificar e analisar as representações sociais de monitores do
PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que
atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência
dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe
interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações
sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos
relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o
programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do
sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na
Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente
relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe
interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto
promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros
profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe
interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde
(SUS).
Palavras-chave : Formação em saúde; Trabalho em equipe; Interdisciplinaridade; Representações sociais; Saúde na Escola.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500869&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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