segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde

ANDRADE, Selma Regina de; VIDOR, Ana Cristina; RIBEIRO, Janara Caroline  e  RIBEIRO, Cely Edna Pereira. Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 913-922. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0826.

Este trabalho relata a experiência de integração ensino-serviço entre estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e profissionais do serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Brasil, proporcionada pelo Programa de Educação pelo Trabalho no âmbito da Vigilância em Saúde. A experiência refere-se à implementação de um projeto de análise e monitoramento de indicadores de saúde universais, pactuados entre gestores públicos, na perspectiva da rede de atenção. Foram realizadas, entre outras atividades, análises históricas e desenvolvidos instrumentos de investigação e monitoramento dos indicadores. As ações possibilitaram a integração dos estudantes à dinâmica de trabalho em vigilância e, ao mesmo tempo, contribuíram para a capacitação e estruturação do serviço, possibilitando o aprimoramento dos processos da Vigilância em Saúde e a aproximação da academia com a realidade dos serviços de saúde.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Educação Profissional em Saúde Pública; Serviços de integração docente-assistencial; Vigilância em Saúde Pública; Indicadores.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500913&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário