FERREIRA, Vitória Solange Coelho et al. Modos de cuidar e educar a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 857-868. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0739.
Historicamente,
a formação dos profissionais de saúde tem privilegiado a construção de
conteúdos fragmentados, o determinismo biológico e a doença como objeto
de consumo. A adoção de políticas reorientadoras da formação, pelas
instituições formadoras, tem estimulado novos modos de ensinar e cuidar.
Este trabalho teve como objetivo analisar mecanismos de articulação
desenvolvidos entre gestores, tutores, preceptores e bolsistas,
caracterizando os dispositivos que contribuíram na reorientação da
formação e produção de novos modos de cuidar. Optou-se pela pesquisa
avaliativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados: grupo focal,
observação direta e análise documental, como instrumentos de coleta, e a
análise de conteúdo como técnica de análise. Os resultados apontam:
aproximações entre serviços/ensino/população, diminuição da fragmentação
de conteúdos, fortalecimento da educação permanente em saúde e do
trabalho em equipe, mudanças na micropolítica do trabalho,
compartilhamento de saberes e práticas, implicação dos sujeitos com seu
fazer.
Palavras-chave : Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde); Educação permanente em saúde; Formação em saúde; Cuidado em saúde.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500857&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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