quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Modos de cuidar e educar a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

FERREIRA, Vitória Solange Coelho et al. Modos de cuidar e educar a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 857-868. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0739.
Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem privilegiado a construção de conteúdos fragmentados, o determinismo biológico e a doença como objeto de consumo. A adoção de políticas reorientadoras da formação, pelas instituições formadoras, tem estimulado novos modos de ensinar e cuidar. Este trabalho teve como objetivo analisar mecanismos de articulação desenvolvidos entre gestores, tutores, preceptores e bolsistas, caracterizando os dispositivos que contribuíram na reorientação da formação e produção de novos modos de cuidar. Optou-se pela pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados: grupo focal, observação direta e análise documental, como instrumentos de coleta, e a análise de conteúdo como técnica de análise. Os resultados apontam: aproximações entre serviços/ensino/população, diminuição da fragmentação de conteúdos, fortalecimento da educação permanente em saúde e do trabalho em equipe, mudanças na micropolítica do trabalho, compartilhamento de saberes e práticas, implicação dos sujeitos com seu fazer.
Palavras-chave : Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde); Educação permanente em saúde; Formação em saúde; Cuidado em saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500857&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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