CONCEICAO, Mírian Ribeiro et al.
Interferências criativas na relação ensino-serviço: itinerários de um
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 845-855. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0894.
O
presente texto discute a integração ensino-serviço, no âmbito do
PET-Saúde Mental, por meio de um olhar sobre as afetações produzidas na
articulação entre ensino-pesquisa-assistência e nos encontros entre
discentes, docentes e trabalhadores. Valemo-nos, para tanto, de
diferentes registros (memórias, relatórios e papers) da experiência
realizada entre 2012 e 2014. Apresentamos alguns de seus dispositivos:
itinerários de formação, cogestão da pesquisa e encontros formativos;
assim como seus efeitos: a potencialização da rede e da
corresponsabilidade na atenção aos casos de saúde mental, aprimoramento
dos Projetos Terapêuticos Singulares e da coordenação do cuidado,
ampliação da função formadora do serviço e problematizações da formação
profissional pela universidade. Este encontro universidade-serviço, aqui
pensado em sua potência formativa, caracteriza-se pela interferência
criativa e por efeitos transformadores para os envolvidos.
Palavras-chave : Saúde
mental; Educação em saúde; Serviços de integração docente-assistencial;
Atenção primária à saúde; Programas nacionais de saúde.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500845&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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