terça-feira, 31 de maio de 2016

Nova Plataforma de conhecimento do Programa Mais Médicos

A nova versão da Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos será apresentada no XXXII Congresso Conasems, em Fortaleza, no dia 2 de junho, às 12h30, no estande da Opas Brasil. A iniciativa permite visualizar a totalidade das pesquisas científicas, em andamento e concluídas, e acessar publicações (artigos, capítulos de livros, livros e teses defendidas, entre outras) sobre o Programa Mais Médicos. “A plataforma propicia o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, gestores e demais profissionais de saúde ao facilitar o acesso às evidências científicas geradas”, explica o coordenador da Unidade Técnica do Programa Mais Médicos da Opas Brasil, Renato Tasca.

Das 32 pesquisas cadastradas na Plataforma, a maioria retrata como tema principal o impacto, a percepção e a avaliação do Programa Mais Médicos. O desenho metodológico preponderante é o estudo qualitativo e descritivo, ficando o desenho analítico utilizado em poucas pesquisas. Sobre o percentual em andamento das pesquisas por abrangência geográfica, a Plataforma de Conhecimentos mostra que um (1) em cada cinco (5) investigações em curso abrange a região Nordeste e em nível nacional.

A iniciativa surgiu em agosto de 2015, organizada pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde da Abrasco, para divulgar acervos de pesquisas sobre o Programa Mais Médicos disponibilizados por colaboradores. Com a parceria da Opas Brasil e do Ministério da Saúde, a ferramenta virtual foi reformulada visando aperfeiçoar a identificação de conteúdos, especialmente, de publicações. A iniciativa foi apresentada por representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil e da Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde da Abrasco, no 12º Congresso da Rede Unida, ocorrido em março, em Campo Grande/MS.

Participação de pesquisadores

Nas seções Cadastre sua Pesquisa e Sugira uma Publicação, qualquer pesquisador ou visitante pode enviar informações sobre outras pesquisas e publicações ainda não constantes no banco de dados da Plataforma. O cadastro é feito por meio do preenchimento do formulário online. Outra característica da ferramenta é permitir a busca ao banco de dados, utilizando palavras-chave.

A Plataforma de conhecimentos reservou uma seção – O Olhar para a Gestão – para direcionar a informação para o gestor (federal, estadual ou municipal) na tomada de decisão ou implementações do Programa Mais Médicos. O espaço divulga opinião de pesquisadores sobre artigos relacionados à gestão do programa. Qualquer pesquisador pode participar, basta enviar o seu comentário sobre o artigo selecionado para os editores da Plataforma, por meio do email pmmplataforma@gmail.com. O comentário é assinado e representa a opinião do pesquisador.

Também há divulgação de notícias sobre eventos e entrevistas com pesquisadores envolvidos no tema. A iniciativa possui uma interface na rede social Facebook para otimizar a divulgação de seu conteúdo.

Acesse a Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos pela página principal de Rede de Pesquisa no menu - Plataforma de conhecimento do Programa Mais Médicos http://apsredes.org/mais-medicos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário