quinta-feira, 12 de maio de 2016

Já no Scielo: .Representações dos participantes de uma intervenção psicossocial para melhoria da adesão ao tratamento da aids

NASSER, Ana Cristina Arantes  e  NEMES, Maria Ines Battistella.Representações dos participantes de uma intervenção psicossocial para melhoria da adesão ao tratamento da aids. Interface (Botucatu)[online]. In press. .  Epub 29-Abr-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0149.
Este artigo apresenta a investigação e a análise qualitativas das representações construídas por 29 pacientes sobre a experiência de sua participação em uma intervenção psicossocial para melhoria da adesão ao tratamento antirretroviral, realizada em serviço de referência em DST/aids do estado de São Paulo (Brasil). Com o objetivo de apreender, compreender e explicar a relação entre o cotidiano dos pacientes e sua adesão ao tratamento, as entrevistas semiabertas de longa duração com eles realizadas buscaram investigar se, como e por que a experiência vivenciada durante a intervenção transformou a supracitada relação. A análise qualitativa resultante dessa investigação aponta que, ao oportunizar a conscientização sobre a importância do (auto)cuidado no uso prescrito e contínuo da medicação, a intervenção levou os pacientes a aprender formas próprias de inserir a adesão em seu cotidiano, podendo transformá-lo por meio da melhoria dessa adesão.
Palavras-chave : Aids/tratamento; Adesão do paciente; Cotidiano; Representações; Intervenção psicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário