terça-feira, 10 de maio de 2016

Já no Scielo: Uma política da narratividade: experimentação e cuidado nos relatos dos redutores de danos de Salvador, Brasil

DIAS, Rafael Mendonça; PASSOS, Eduardo  e  SILVA, Marco Manso Cerqueira. Uma política da narratividade: experimentação e cuidado nos relatos dos redutores de danos de Salvador, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 29-Abr-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0342.
O presente artigo investiga a política da narratividade vigente no relato das experiências de campo realizadas por redutores de danos de um Programa de Redução de Danos (PRD) de Salvador, Brasil, em 2012. Partimos dos diários de campo dos agentes redutores de danos para analisar quais são as estratégias narrativas engendradas no cotidiano das práticas da RD no campo da saúde pública brasileira. A apreciação das narrativas revela uma singular experiência de cuidado com os usuários de substâncias psicoativas nas ruas da cidade, que se desdobra no cuidado com a própria experiência de campo e de pesquisa. Dessa forma, emerge nas narrativas dos redutores de danos uma articulação entre experimentação e cuidado.
Palavras-chave : Redução de dano; Saúde mental; Narrativas; Experimentação; Cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário