quarta-feira, 11 de maio de 2016

Já no Scielo: Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática

MENDONCA, Erica Toledo de; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; LELIS, Vicente de Paula  e  CARVALHO JUNIOR, Paulo Marcondes. Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática. Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 03-Maio-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0274.
As discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais.
Objetivo
verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde.
Métodos
estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado.
Resultados
foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais.
Palavras-chave : Profissionalismo; Ensino e aprendizagem; Avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário