terça-feira, 24 de março de 2015

Já no Scielo: O apoio institucional como dispositivo para a implantação do acolhimento nos serviços de saúde

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; ROZA, Mônica Maria Raphael da;GUEDES, Carla Ribeiro e OLIVEIRA, Gustavo Nunes de. O apoio institucional como dispositivo para a implantação do acolhimento nos serviços de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp. 1107-1117. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0238.

Este artigo apresenta o apoio institucional como dispositivo para a implantação do acolhimento nos serviços de saúde. A função apoiador, como apoio a processos de mudança nas organizações, articula conceitos e tecnologias advindos da análise institucional e da gestão. O apoio institucional vem sendo utilizado como dispositivo metodológico pela Política Nacional de Humanização para a construção e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos resultados foram descritas e analisadas as etapas do processo de apoio a um serviço de saúde. O apoio institucional colocou em análise os modos de gestão daquele coletivo, propiciou trabalhos em espaços cogestivos e produziu mudanças na organização da porta de entrada no direcionamento de um maior acesso e resolutividade aos seus usuários. Considera-se que o apoio se apresenta como um dispositivo estratégico para criação de novas estratégias no SUS por possibilitar a ampliação da democracia institucional.

Palavras-chave : Apoio institucional; Acolhimento; Política Nacional de Humanização; Policlínica; Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário