segunda-feira, 9 de março de 2015

Já no SciELO: Apoio territorial e equipe multirreferencial: cartografias do encontro entre o apoio institucional e a redução de danos nas ruas e redes de Campinas, SP, Brasil

SOUZA, Tadeu de Paula e CARVALHO, Sérgio Resende. Apoio territorial e equipe multirreferencial: cartografias do encontro entre o apoio institucional e a redução de danos nas ruas e redes de Campinas, SP, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp. 945-956. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0518.

Analisamos nesta investigação os desafios da gestão do cuidado a partir de algumas ações de apoio realizadas por agentes redutores de danos em áreas de atuação de equipes de Centros de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas – e de unidades básicas de saúde de Campinas, SP, Brasil. Cartografamos o movimento dos usuários de drogas nas ruas e na rede de atenção à saúde. Resultaram desse processo, reflexões, questões e proposições capazes de contribuir para a (re)invenção e consolidação de arranjos de gestão em saúde, como o apoio institucional, que visam operacionalizar redes de cuidado e atenção comprometidos com a produção da vida. Um apoio que muitas vezes se coloca como um “não lugar” ativado por movimentos que são produzidos fora da estrutura de gestão, no qual os redutores de danos buscam dar passagem para a afirmação dos territórios existenciais dos usuários.

Palavras-chave : Apoio institucional; Redução de danos; Rede territorial; Álcool e outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário