terça-feira, 17 de março de 2015

Já no Scielo: A experiência de um processo de formação articulando humanização e apoio institucional no trabalho em saúde

ROZA, Monica Maria Raphael da; BARROS, Maria Elizabeth Barros de;GUEDES, Carla Ribeiro e SANTOS FILHO, Serafim Barbosa. A experiência de um processo de formação articulando humanização e apoio institucional no trabalho em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp. 1041-1052. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0199.

O texto apresenta uma experiência de formação na Humanização com referenciais do apoio institucional. Na formação foram propostas diretrizes político-metodológicas: (i) tomar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) como o espaço concreto das relações de trabalho e produção de subjetividades, induzindo-se a pensá-la em sua ‘capacidade autônoma’ (ii) compreendendo o apoio institucional como estratégia de se entremear nos movimentos de tal rede, potencializando a sua condição de autonomia e (iii) concebendo o processo formativo como estratégia de colocar em análise os modos de trabalho nessa rede, induzindo ou fortalecendo o potencial dos trabalhadores para agirem como apoiadores institucionais. Este é o produto-efeito que aqui indicamos para agregar em si os objetivos ampliados dessa atividade formativa. O curso exerceu função de grupalidade, aqueceu redes, mas não é um processo finalizado, pois que acompanha a vida na variação que lhe é própria.

Palavras-chave : Experiência de formação; Humanização; Apoio institucional; Trabalho em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário