segunda-feira, 2 de março de 2015

Já no Scielo (Ahead of print): Comunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da família

CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor; ANDRADE, Rebecca Soares de; RUIZ-MORENO, Lidia e LIMA, Luciane Soares de. Comunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da família. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 00-00. Epub 27-Fev-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0552.

O estudo teve como objetivo conhecer a concepção que trabalhadores de saúde e usuários possuem sobre a comunicação no cuidado à criança menor de dois anos, adotando a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Trata-se de estudo qualitativo que teve como técnica de coleta entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de saúde e cuidadoras de crianças menores de dois anos, de modo a obter subsídios para o estudo da comunicação. Os dados foram submetidos à analise de conteúdo temática. Identificaram-se duas categorias temáticas, a partir do referencial teórico proposto: uma instrumental, por suas características voltadas ao domínio e repasse de informações; e outra, denominada compartilhada, por ser entendida como comunhão de saberes entre o trabalhador de saúde e usuário, contendo aproximações aos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa. Sugerem-se mudanças no contexto estudado, na perspectiva de construção de práticas comunicativas dialógicas.

Palavras-chave : Comunicação; Saúde da Família; Cuidado da criança; Educação em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário