CRUZ, Kathleen Tereza da; MERHY, Emerson Elias; SANTOS, Maria de Fátima Lima e GOMES, Maria Paula Cerqueira. PET-Saúde: micropolítica, formação e o trabalho em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 721-730. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1001.
O
presente artigo analisa os efeitos que podem ser coletados das
múltiplas experiências cotidianas vivenciadas pelos tutores/as,
preceptores/as e alunos/as participantes do Programa de Educação pelo
Trabalho para Saúde (PET-Saúde) quando se trata de utilizá-las para se
pensarem transformações na micropolítica da formação universitária e no
trabalho em saúde. Tem como eixo uma pergunta: O Programa Pet-Saúde, nos
seus processos cotidianos, é capaz de produzir efeitos que alargam a
matriz de formação que tem como característica principal os processos de
ensignação? Mais do que polarizar entre o sim e o não, temos como
objetivo colocar em discussão as apostas na formação e atuação do campo
da produção do cuidado em saúde, tentando pensar o que têm sido esses
campos no âmbito da educação brasileira, e como é possível re-inventar
processos de formação que tomam muito mais as desaprendizagens e as
potencialidades dos diferentes atores envolvidos.
Palavras-chave : Educação em saúde; Programas nacionais de saúde; Serviços de integração docente-assistencial.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500721&lng=pt&nrm=iso
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