quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde

LIMA, Patrícia Acioli de Barros e ROZENDO, Célia Alves. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde.Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 779-791. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0542.

O Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Nacionais de Educação (DCNs) direcionam o cuidado e a formação em saúde. Para fazer essa integração, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde criaram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET/Saúde), que necessitam de preceptores aptos a gerir suas práticas. O objetivo deste trabalho foi analisar os desafios e as possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Os sujeitos foram trinta preceptores do Pró-PET-Saúde/Ufal. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que as possibilidades seriam: o trabalho interprofissional, reavaliar as práticas e a contribuição com a formação. Entre os desafios, estão: o despreparo pedagógico, trabalho interprofissional e a deficiência na infraestrutura.

Palavras-chave : Preceptoria; Capacitação Docente; Educação Interprofissional.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500779&lng=pt&nrm=iso

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