BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva et al. Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 743-752. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0996.
Tem-se
como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da
Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo
Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com
o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos
documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos:
(1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde:
conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave
estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e
aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites.
Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência
significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em
saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à
formação interprofissional.
Palavras-chave : Educação em Saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Políticas públicas.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500743&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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