quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde

ANDRADE, Selma Regina de; BOEHS, Astrid Eggert e BOEHS, Carlos Gabriel Eggert. Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde.Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.54, pp. 537-547. Epub Set-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0277.

Este estudo objetiva apresentar a percepção dos enfermeiros da docência e da assistência sobre as expectativas, objetivos e dificuldades na parceria ensino-serviço. Estudo de caso de abordagem qualitativa, com 16 enfermeiros docentes e assistenciais, que atuam junto a unidades básicas de saúde. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, analisadas com técnica de conteúdo e interpretadas à luz do modelo de relações interorganizacionais. Houve avaliação positiva da parceria, a respeito dos objetivos da formação e da educação permanente. Os enfermeiros assistenciais veem a avaliação dos alunos como um problema e se preocupam com os usuários. Conclui-se que deve haver formalização equilibrada e entendimento mútuo entre as partes, visando diminuir as diferenças inerentes entre o ensino e o cuidado e buscando a centralidade no usuário.

Palavras-chave : Integração docente assistencial; Sistema Único de Saúde; Enfermagem; Cooperação técnica.

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