sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Já no SciELO (Ahead of print): Acesso à informação em saúde e cuidado integral: percepção de usuários de um serviço público

LEITE, Renata Antunes Figueiredo et al. Acesso à informação em saúde e cuidado integral: percepção de usuários de um serviço público. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 30-Set-2014. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0653.

O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de usuários de um serviço de saúde sobre direito à informação e integralidade do cuidado. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, com orientação analítico-descritiva, cujo eixo teórico foi o direito à saúde relacionado ao acesso a informação e integralidade do cuidado. As seguintes categorias foram construídas: dificuldades para concretização do cuidado humanizado à saúde em uma unidade básica; despersonalização da relação profissional/usuário do serviço; lacunas na infraestrutura física e humana do serviço; e relacionamento interpessoal entre os diferentes atores do processo de cuidar. O acesso à informação se constitui como aspecto central para a promoção do cuidado integral à saúde. Para conseguir proporcioná-lo de forma adequada, torna-se importante sensibilizar a equipe com relação à importância do empoderamento do usuário, para torná-lo protagonista do cuidado e tê-lo como um aliado no processo do cuidar.

Palavras-chave : Direito à saúde; Acesso à informação; Assistência integral à saúde; Humanização da assistência; Saúde Pública.

Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832014005030653&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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