sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Já no SciELO (Ahead of print): O trabalho de campo como dispositivo de ensino, pesquisa e extensão na graduação de medicina e odontologia

RIBEIRO, Carlos Dimas Martins et al. O trabalho de campo como dispositivo de ensino, pesquisa e extensão na graduação de medicina e odontologia. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 26-Nov-2013. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000026.

Descreve-se a proposta pedagógica de disciplinas nos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil, tendo o trabalho de campo: como dispositivo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, como pressuposto geral, o processo de ensino-aprendizagem baseado em: metodologias ativas, a relação dinâmica entre teoria e prática, e a proposição, ao estudante, de interação com o mundo do trabalho e reflexão sobre a realidade vivenciada. Espera-se contribuir para o debate na área de formação em saúde, em especial no campo da Saúde Coletiva, com base na reformulação determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas em 2001/2002. E, também, para a superação das formas tradicionais de atuar por outras que possibilitem conhecimento entre os pares e capacitação para o enfrentamento de alterações previsíveis ou imprevisíveis no cotidiano das escolas de formação em saúde.

Palavras-chave : Formação de recursos humanos; Sistema Único de Saúde; Currículo; Assistência integral à saúde.

Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832013005000026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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