segunda-feira, 4 de abril de 2016

Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde

ALMEIDA, Edmar Rocha; MOUTINHO, Cinara Botelho  e  LEITE, Maisa Tavares de Souza. Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.57, pp.389-402.  Epub 23-Fev-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0128.
Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.
Palavras-chave : Educação em saúde; Saúde da família; Atenção primária à saúde; Enfermagem em saúde comunitária; Pesquisa qualitativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário