quarta-feira, 3 de junho de 2015

Já no Scielo: Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente

MENDONCA, Erica Toledo de; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; LELIS, Vicente de Paula  e  CARVALHO JUNIOR, Paulo Marcondes. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface (Botucatu)[online]. 2015, vol.19, n.53, pp. 373-386. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.1024.
O objetivo do trabalho foi discutir sobre os paradigmas e as tendências do ensino universitário na atualidade, apontando estratégias de formação docente. Utilizou-se como método a pesquisa-ação; os dados foram coletados mediante as técnicas do Panorama Sobe e Desce, Wordle e Diários de Classe, durante a realização de capacitações docentes para exercício de tutoria em disciplina semipresencial. Os depoimentos dos participantes apontaram para uma insatisfação no uso do modelo tradicional de ensino; a importância de o professor estar aberto ao novo; e, ainda, que a utilização de processos inovadores de ensinagem foi considerada importante estratégia de mudança de paradigma educacional. O processo de capacitação de docentes universitários mostrou-se eficaz no que tange à conscientização destes indivíduos quanto à importância de se inserir o ensino na agenda das prioridades da universidade.
Palavras-chave : Tecnologia; Inovação; Ensino; Aprendizagem; Tutoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário