quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Já no SciELO: O apoiador caipira: o desafio/arte de articular redes regionais a partir de territórios/desejos singulares

YAHN, Pedro Ivo Freitas de Carvalho e YASUI, Silvio. O apoiador caipira: o desafio/arte de articular redes regionais a partir de territórios/desejos singulares. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp. 871-884. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0214.

Por meio da experiência do apoio institucional da Política Nacional de Humanização em três regiões de saúde do interior do estado de São Paulo, Brasil, o presente texto visa expor algumas problematizações referentes ao processo de articulação de redes regionais de saúde em regiões compostas majoritariamente por municípios com menos de vinte mil habitantes. Ao problematizar a articulação de redes de saúde em regiões interioranas, coloca-se na pauta o processo de descentralização e as relações interfederativas enfatizando os aspectos político-institucionais que atravessam e modulam essas relações, principalmente nos municípios de pequeno porte. Assim sendo, colocamos em questão os modos como as atuais políticas de saúde chegam a esses territórios e o modo como essas redes estão sendo articuladas, tendo como norte o desafio da ascendência e transversalidade do processo.

Palavras-chave : Apoio institucional; Redes regionais de saúde; Relação interfederativa; Ascendência; Transversalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário