terça-feira, 30 de setembro de 2014

Já no SciELO: Educação pelo trabalho: reorientando a formação de profissionais da saúde


FONSECA, Graciela Soares; JUNQUEIRA, Simone Rennó; ZILBOVICIUS, Celso e ARAUJO, Maria Ercilia de. Educação pelo trabalho: reorientando a formação de profissionais da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.50, pp. 571-583. Epub 09-Maio-2014. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0598.

O trabalho se propôs a avaliar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) instituído na Universidade de São Paulo, Brasil. Os sujeitos do estudo foram preceptores e alunos de odontologia que integraram a proposta entre os anos de 2009 e 2012. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por grupos focais e analisados por análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciam que a educação pelo trabalho é capaz de auxiliar no processo formativo, ampliar o olhar do estudante em direção ao processo saúde/doença e despertar para atuação futura no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das vantagens apontadas consiste no estabelecimento da interdisciplinaridade no processo formador. Os resultados do estudo traduzem o programa como um poderoso instrumento de indução de mudanças nas concepções dos profissionais de saúde.

Palavras-chave : Odontologia; Educação em Saúde; Recursos humanos; Pesquisa qualitativa; Educação Superior.

Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832014000300571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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