sexta-feira, 4 de abril de 2014

Já no SciELO: A dissecação como ferramenta pedagógica no ensino da Anatomia em Portugal.

PONTINHA, Carlos Marques e SOEIRO, Cristina. A dissecação como ferramenta pedagógica no ensino da Anatomia em Portugal. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.48, pp. 165-176. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0558.

Ao longo da História, a importância da utilização de cadáveres humanos para o ensino e investigação não tem sido consensual. No passado, a obtenção dos cadáveres indispensáveis ao ensino passou pelo recurso a cadáveres de reclusos, de não reclamados e ao roubo e/ou compra. Para além da inadmissibilidade ética e jurídica destas soluções, estas revelaram-se insuficientes para as necessidades das escolas médicas. Nas últimas décadas, a consciência global da legitimidade da doação de cadáveres foi-se intensificando, considerando-se, hoje, a forma digna de colmatar essa falta. Neste artigo realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de se fazer uma resenha histórica, jurídica e pedagógica sobre a importância da utilização de cadáveres humanos no ensino da Anatomia Humana nos cursos de Medicina, incluindo em Portugal, nomeadamente pelo recurso à dissecação cadavérica em complementaridade com outras ferramentas pedagógicas.

Palavras-chave : Anatomia; Cadáver; Dissecação; Doação; Educação médica.

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