quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Já no SciELO: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência

LIMBERGER, Jane Beatriz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.47, pp. 969-975. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.3683.

As práticas e os projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde têm sido alvo de intervenções a fim de se contemplarem as necessidades da sociedade contemporânea. A formação do farmacêutico não foge a esta linha, na qual se destaca a correlação entre teoria e prática, ressaltando a necessidade de uma visão integral do indivíduo e do meio que o cerca. Com base nestas considerações, o presente artigo visa abordar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Assistência e Atenção Farmacêutica do curso de Farmácia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), relatando avanços e dificuldades observadas. Foram realizados, semestralmente, sete estudos de caso abordando problemas de saúde, farmacoterapia e problemas relacionados a medicamentos. Como resultados, destaca-se a formação de um aluno capaz de intervir e construir o próprio futuro com responsabilidade e comprometimento com a formação humanística e generalista.

Palavras-chave : Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Problematização; Educação farmacêutica.

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