quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Já no SciELO (Ahead of print): Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem

KALINOWSKI, Carmen Elizabeth et al. Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 03-Dez-2013. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000029.

O trabalho relata a experiência de docentes da área de administração e gerência em saúde no processo de construção e desenvolvimento de uma prática de aprendizagem significativa e participativa, desenvolvida no segundo semestre de 2010, com 23 estudantes de um curso de graduação em Enfermagem, na cidade de Curitiba-PR. As estratégias de trabalho em grupo e a dramatização na modalidade do role playing foram escolhidas por facilitarem a participação e a motivação para a aprendizagem. O sistema de saúde, planejamento em saúde e funções gerenciais foram temáticas definidas para compor a prática. O aprendizado permitiu o exercício das funções gerenciais em uma situação real, concreta e com significados a todos, e, ainda, o destaque das docentes sobre a construção de práticas de aprendizagem com metodologias participativas, que requerem tempo, motivação, dedicação e comunicação, mas, sobretudo, a mudança do processo de trabalho.

Palavras-chave : Educação em enfermagem; Metodologia participativa; Administração e gerenciamento em enfermagem.
Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832013005000029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário