terça-feira, 29 de outubro de 2013

Já no SciELO: Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física

LUDORF, Sílvia Maria Agatti e ORTEGA, Francisco Javier Guerrero. Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.46, pp. 661-675. Epub 10-Set-2013. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000019.

Este trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.

Palavras-chave : Corpo; Envelhecimento; Educação Física; Saúde; Profissão.

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