quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Já no SciELO (Ahead of print): Subsídios para a diversificação de moradias destinadas a pessoas com transtorno mental grave no Brasil

FURTADO, Juarez Pereira. Subsídios para a diversificação de moradias destinadas a pessoas com transtorno mental grave no Brasil: uma revisão. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 23-Ago-2013. ISSN 1414-3283.

Com as críticas ao chamado manicômio, diversas iniciativas de moradia para egressos de hospitais psiquiátricos precisaram ser implementadas em diferentes países. Neste artigo, a partir de revisão narrativa, analisamos os antecedentes e a constituição de moradias para pessoas com transtorno mental grave implementadas no Brasil, pelo Sistema Único de Saúde. Identificamos pouca discussão sobre os limites do programa de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e a quase inexistência de discussões sobre alternativas para as necessidades de moradia de pacientes graves ligados aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Subsidiados por reflexões oriundas da experiência canadense, discutimos a necessidade e os caminhos possíveis de ampliação não só quantitativa, mas, sobretudo, qualitativa, das formas de apoio às moradias de pessoas com transtorno mental grave no Brasil.

Palavras-chave : Saúde Pública; Avaliação de programas e projetos de saúde; Saúde mental; Moradias assistidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário